Descrição: cabeçalho Bom Dia TRT. Barra verde-oliva, texto em branco e um desenho de jornal no canto esquerdo, com um cachorro na capa.

19.11.2025 | ANO 16

Bom dia!


Vinte de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra. Mais do que um feriado (amanhã), representa um momento de reflexão sobre a inserção do negro na sociedade, a memória da escravidão e a luta por igualdade e reconhecimento. Não é à toa que esse assunto é o principal na edição desta quarta-feira (19/11). Em seguida, destacamos o início da mostra “Quilombos: rastreando nossas origens”, que inicia hoje à tarde, no Ed. Sede. Sigamos juntos(as). 

CELEBRAÇÃO E REFLEXÕES

Descrição: Gif animado, no qual aparece a ilustração de Zumbi dos Palmares no lado esquerdo da imagem. No lado direito, lemos: "Dia da Consciência Negra". Como pano de fundo, uma textura nas cores laranja e amarela.

A escolha da data de amanhã, 20 de novembro, homenageia a morte de Zumbi dos Palmares. Ele foi o último líder do Quilombo dos Palmares, um dos maiores símbolos da resistência e liberdade contra o sistema escravocrata. E a celebração não se restringe apenas ao passado; ela é um chamado urgente para o enfrentamento das desigualdades raciais que persistem no presente. 

O dia serve para evidenciar as diversas formas de preconceito e discriminação estrutural que afetam a população negra no Brasil, seja no acesso à educação, ao mercado de trabalho, à saúde ou na representatividade política. E, também, para celebrar a cultura afro-brasileira — com suas contribuições inestimáveis na música, culinária, religião, arte e idioma — e reforçar a importância das políticas de ações afirmativas e de combate ao racismo.

O Dia da Consciência Negra é um marco para se reconhecer e valorizar a rica e complexa história dos africanos e seus descendentes no Brasil, uma história que muitas vezes foi marginalizada ou distorcida nos currículos escolares tradicionais. É uma oportunidade de empoderamento e de reafirmação da identidade negra, promovendo o orgulho racial e a celebração da diversidade. A data impulsiona movimentos sociais, instituições de ensino e a sociedade em geral a debaterem e implementarem práticas antirracistas de forma efetiva. 

Enfim, 20 de novembro é um dia de homenagem à resistência, à cultura e à dignidade do povo negro. Ele reforça que a construção de uma nação verdadeiramente justa e democrática depende do reconhecimento pleno da contribuição africana e do fim de toda e qualquer forma de racismo. A Consciência Negra, portanto, deve ser exercitada não apenas nesse dia, mas em todos os dias do ano, como um compromisso fundamental para o futuro do Brasil.

EXPOSIÇÃO PARA AGREGAR

Descrição: Gif animado, no qual vemos, ao centro, a ilustração de uma mulher negra de perfil. Também há o texto "Quilombos - rasTRTeando nossas origens". Em seguida, lemos: "Pacto Nacional do Judiciário pela Equidade Racial". Como pano de fundo, uma estampa bastante colorida que remete à Africa.

É hoje (19/11), gente! O tribunal inaugura na tarde desta quarta-feira, às 15h, a mostra Quilombos: rastreando nossas origens. O evento acontecerá no Espaço Expositivo do Centro de Memória da Justiça do Trabalho da 2ª Região, localizado no térreo do Ed. Sede, na capital.

A exposição é fruto de uma parceria com o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) e reúne 33 fotografias de autoria do servidor Paulo Eberlein. As imagens foram captadas em 2023 em quilombos de Eldorado, no Vale do Ribeira, e em Ubatuba, no litoral norte paulista. Os registros retratam o cotidiano, o simbolismo ancestral e a persistência cultural desses territórios no estado de São Paulo.


Após seis meses de planejamento conjunto e adaptação, a mostra ganha novos contornos no TRT, incluindo depoimentos de magistrados(as), servidores(as) e colaboradores(as) do regional trabalhista. A ação, desenvolvida pela equipe da Seção de Gestão de Memória, reafirma o compromisso do órgão com a memória, a diversidade e a justiça social. 

A exposição Quilombos: rastreando nossas origens ficará no Ed. Sede, até 23/1/26. Em seguida, poderá ser visitada no Fórum Ruy Barbosa, na Barra Funda, de 2/2 a 24/4/2026. Vale a pena conferir!


Bom feriado, com muita consciência, e até segunda!



 TRT NA MÍDIA 


Jornal O Sul


TRT-RS distingue 25 lideranças com a Comenda Mérito Judiciário



Migalhas


TRT-2: Transtorno de pânico justifica ausência em audiência


OAB - RS

Falta de ambiente adequado para amamentação gera rescisão indireta



 CLIPPING 

Consultor Jurídico

Valores pagos aos trabalhadores subiram R$ 20 bilhões em quatro anos


TST confirma indenização a mãe de vítima de explosão em plantação de mandioca



Migalhas

TST admite dissídio coletivo sem comum acordo se houve recusa em negociar


TST


TST, CSJT e CNJ firmam acordo para desenvolver agenda conjunta voltada à dignidade no trabalho


TST

TST valida dispensa de<> empregado concursado em período de experiência


Promotora de vendas comprova que esforço físico agravou fibromialgia



É chegada a hora de tirar nossa nação das trevas da injustiça racial.


Zumbi dos Palmares

O que você achou do BD de hoje?

Adorou ler o BD de hoje?! Clique aqui!

Conscientizador!

Achou nosso BD mais ou menos? Clique aqui

 Bem colocado

Se não gostou do BD de hoje, clique aqui.

Desnecessário