Descrição: cabeçalho Bom Dia TRT. Barra cor de ameixa, texto em amarelo, e um desenho de jornal no canto esquerdo, com um cachorro na capa.

16.9.2025 | ANO 16

Bom dia!


Fazer parte do maior tribunal trabalhista do país não é mole! Implica lidar com muito trabalho, dedicação, atualização constante e tantas outras dores e delícias em grande escala. E, com tanta coisa rolando, nem sempre dá pra acompanhar tudo o que acontece por aqui. Não pra quem está sempre ligado(a) neste jornal! Hoje, a gente fala sobre dois eventos importantes que ocorreram no nosso tribunal na semana passada: a 13ª Comenda da Ordem do Mérito e a adesão do nosso regional ao pacto Ninguém se Cala. Bora para a sua dose diária e necessária de informação?

BD (RE)COMENDA

Descrição: Gif animado com várias fotos do evento descrito no texto. O auditório está lotado e a mesa preenchida por convidados(as) e representantes institucionais. Destaque para o desembargador-presidente do tribunal, Valdir Florindo; e para o ministro de Estado e Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, que recebeu a comenda no grau Grã-Cruz. Dentre as imagens, uma mostra (em close) honrarias concedidas na ocasião.

Você já sabe: valorizar a Justiça do Trabalho é uma missão diária que apresenta muitas facetas. Uma delas é reconhecer e homenagear as personalidades e instituições que mereceram destaque por sua contribuição para a JT e, consequentemente, para a sociedade.

E foi precisamente isso que aconteceu quinta-feira passada (11/9), na 13ª Outorga de Comendas da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho da 2ª Região. 

A cerimônia ocorreu no 20º andar do Ed. Sede e foi pilotada pelo Grão-Mestre da Ordem, o desembargador-presidente Valdir Florindo, que foi certeiro ao definir o alcance e os objetivos desse tipo de solenidade: “Ao conceder a comenda, o tribunal reconhece pessoas e instituições cuja atuação ultrapassou a rotina funcional, sendo marcada pela contribuição pública, pela competência e pela disposição de transformar o entorno com responsabilidade”.

Um dos homenageados foi o ministro de Estado e Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, que recebeu a comenda no grau Grã-Cruz. Ele celebrou a função da Justiça do Trabalho como órgão autônomo no estado democrático de direito e sua importância em um cenário de alterações sociais profundas, marcado pela fragmentação das relações laborais. E vaticinou: “Tenho certeza que o papel dessa justiça especializada se mostrará ainda mais importante como um fator de pacificação social e equilíbrio entre o capital e o trabalho”.


Outra agraciada (com o grau Grande-Oficial), pela excelência no ensino jurídico e atuação de destaque na formação de profissionais, foi a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo-SP. 

Priscilla Simonato, a professora que representou a instituição, fez questão de ressaltar as raízes do estabelecimento, historicamente ligadas ao Direito do Trabalho, e a presença de ex-alunos e atuais docentes da entidade que servem com dedicação ao TRT. E, claro, sublinhou o papel essencial da Justiça do Trabalho para a construção de uma sociedade mais justa.


Bacana, né? E olha que isso é só um pouquinho do que rolou por lá.

Pra quem quiser acompanhar tudo de pertinho e nos mínimos detalhes, nesta notícia aqui, tem muito mais! Fotos, autoridades presentes, nome de todos(as) os(as) homenageados(as). Enfim, tudo o que você quiser saber ou relembrar.

Spoiler: você vai encontrar muitos nomes familiares e/ou TRTeiros por lá. Justíssimo, não é?

E, neste vídeo, dá pra assistir ao evento na íntegra.


Partiu conferir?!

PRA NÃO CALAR

Descrição: Gif animado que mostra, no centro da imagem, a logo do pacto "Ninguém de Cala". Nela vemos uma boca aberta e o nome da iniciativa bem no meio. Em seguida, várias fotos da assinatura do termo de cooperação. Os envolvidos no encontro surgem com as expressões de satisfação. Dentre os participantes, o desembargador-presidente, Valdir Florindo.

A gente já falou bastante desta iniciativa incrível por aqui. O pacto "Ninguém se Cala" é um projeto liderado pelo Ministério Público de São Paulo (MP-SP) e pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), que tem por objetivo potencializar a conscientização e o debate sobre práticas misóginas, LGBTfóbicas e todas as formas de violência e assédio.

E, na semana passada, o nosso TRT entrou oficialmente para essa corrente! Nessa sexta-feira (12/9) o regional assumiu mais esse compromisso pela busca da erradicação da violência de gênero e em prol de ações antidiscriminatórias, passando a ser signatário do pacto.


O termo de cooperação estabelece uma série de compromissos para combater a cultura do estupro e o assédio de gênero nos mais diversos ambientes, sejam eles públicos, privados, educacionais, culturais ou esportivos.


Por aqui, a gente já contava com uma iniciativa ligada ao pacto, o programa Laços de Proteção, o nosso canal de acolhimento e denúncia para vítimas de violência familiar e doméstica.


Agora, com o documento, o tribunal se compromete a realizar ainda mais ações nesse sentido, como  promover campanhas, viabilizar diálogos e debates, criar políticas internas de combate a assédio sexual e mais violências, entre outras medidas.


Neste link, você espia o álbum de fotos, confere quem esteve presente nesse momento tão significativo e fica sabendo de mais detalhes, combinado?!

E sigamos juntos(as) contra a violência e a discriminação, em quaisquer das suas formas!

 TRT NA MÍDIA 


Carta Capital (on-line)


Justiça do Trabalho condena farmácia por racismo contra funcionária


G1

Tribunal mantém demissão por justa causa de funcionária que teve caso com marido da patroa


Jota

Lei do Luto Parental pode reforçar proteção a trabalhadores após perda gestacional



Migalhas


TRT-2 mantém justa causa de atendente por affair com sócio casado



 CLIPPING 

Agência Brasil

Mais de 80 mil empregadores deverão regularizar FGTS de domésticas



Agência Câmara Notícias

Comissão debate desafios e oportunidades para trabalhadores idosos

Comissão especial debate relação de trabalho de motoristas e entregadores de aplicativo

Comissão debate contratação de pessoas com deficiência em operadoras de planos de saúde


Extra (on-line)

Vítimas de trabalho análogo à escravidão buscam reconstruir a vida após anos de exploração


Folha de S.Paulo (on-line)

Desemprego recua a 5,6% até julho e renova mínima da série histórica

Projeto de lei propõe penduricalho para servidores do TCU e abre brecha para salários de R$ 70 mil


Jota

Brasil tem, em média, cinco novos processos por dia por trabalho escravo


Migalhas

Cancelado sem negociação, plano de saúde de enfermeiros será reativado


Migalhas (cont.)


MPT investigará demissões em massa pelo Itaú; advogada analisa caso

TRT-3 anula justa causa por recusa em registrar intervalo não usufruído


TST

Técnica de enfermagem consegue reduzir jornada para cuidar de filho com paralisia cerebral


Shopping de Aracaju (SE) pode cobrar estacionamento para empregados de lojas


Abre aspas
Claudio Zoli: Noite do Prazer

Na madrugada,

a vitrola rolando um blues
Tocando BB King sem parar
Eu sinto por dentro uma força vibrando, uma luz
A energia que emana de

todo prazer

Noite do prazer

[Na voz de] Claudio Zoli

Fecha aspas

O que você achou do BD de hoje?

Adorou ler o BD de hoje?! Clique aqui!

Rolou um lance!

Achou nosso BD mais ou menos? Clique aqui

Rola caprichar mais da próxima vez?!

Se não gostou do BD de hoje, clique aqui.

Muita enrolação e pouca informação!