|
A gente não poderia terminar essa série voltada ao cuidado da nossa casa comum e à economia dos nossos recursos sem falar das emissões de carbono. Mais precisamente, de como reduzir e compensar essas emissões.
E tem notícia fresquinha sobre isso, diretamente da Divisão de Sustentabilidade: nosso TRT acabou de publicar o inventário de emissões de gases de efeito estufa (GEE) relativas ao ano de 2024.
Esse documento é um importante instrumento para conhecermos quais foram as principais fontes e a quantidade de emissões de GEE no período, geradas pelas nossas maiores atividades.
Identificar as principais fontes de emissão de GEE, em um tribunal de grande porte como o nosso, é o primeiro passo para a implementação eficaz de medidas de redução e compensação dessas emissões. E, a partir de agora, esse procedimento será feito todo ano.
O inventário seguiu as metodologias estabelecidas pelo Programa Brasileiro GHG Protocol, abrangendo os três escopos de emissões, diretas e indiretas. E adivinha qual foi a nossa maior emissão de CO2 (dióxido de carbono)?
Foram os GEE gerados pelo deslocamento casa-trabalho (escopo 3), que foram seguidos pelas emissões produzidas pelas atividades de energia elétrica (escopo 2). Isso quer dizer que contribuir para a redução dessas emissões é mais fácil do que a gente imagina!
Sabe aquela carona que você pode dar e/ou receber? A bike que está, praticamente, implorando pra sair da sua garagem? Ou o hábito de tirar um ou mais dias na semana pra deixar o carro em casa e vir de ônibus ou metrô? São atitudes simples, e excelentes, que, adotadas coletivamente, fazem muita diferença!
Vale dar preferência ao etanol, ou, se estiver dentro das suas possibilidades, ao carro elétrico.
Em relação às atividades de energia elétrica, os três prédios que mais emitiram GEE foram o Fórum Ruy Barbosa (36%), o Ed. Sede (17%) e o Fórum da Zona Leste (8%).
Quer saber mais e ficar por dentro de tudo? É só acessar a íntegra do inventário, clicando aqui, combinado?!
Partiu fazer nossa parte por um mundo mais sustentável?
|