|
O câncer de pele é altamente curável quando detectado em seus estágios iniciais, e a campanha Dezembro Laranja busca difundir informações essenciais sobre os riscos da radiação ultravioleta, os sinais de alerta e as medidas preventivas que devem ser adotadas diariamente.
A principal mensagem do Dezembro Laranja é a necessidade de mudança de hábitos em relação à exposição solar. Isso inclui o uso de protetor solar com fator de proteção (FPS) de no mínimo 30, reaplicado a cada duas ou três horas; evitar a exposição entre 10h da manhã e 4h da tarde, quando a incidência de raios UV é mais forte; e o uso de acessórios de proteção como chapéus de aba larga, óculos de sol com proteção UV e roupas com proteção solar.
A conscientização gerada pela campanha é muito importante, pois a maioria dos casos está relacionada à exposição solar desprotegida acumulada ao longo da vida. Ao promover a proteção solar responsável e o check-up dermatológico regular, o Dezembro Laranja contribui diretamente para a redução da incidência da doença e o aumento das chances de cura para aqueles que são diagnosticados.
Você sabia que no dia 13/12 (sábado), das 9h às 15h, acontece o tradicional Dia do Atendimento Gratuito, com mais de 100 postos em todo o país e a colaboração de 2.000 dermatologistas voluntários? Desde 1999, essa ação já realizou mais de 600 mil consultas e identificou mais de 75 mil casos de cânceres cutâneos, oferecendo orientação, diagnóstico e cuidado à população.
Acesse este link e busque o ponto de atendimento mais próximo a você, em todo o Brasil.
Em 2024, 62,51% dos atendidos declararam se expor ao sol sem proteção, enquanto apenas 31,63% afirmaram usar protetor solar regularmente. Os índices reforçam a importância da conscientização da população sobre o autocuidado e observação das próprias pintas e manchas pelo corpo, a incorporação de medidas de fotoproteção na rotina, aplicação de filtro solar diariamente, além de check-up anual dermatológico.
O nosso tribunal já “vestiu a camisa” – laranja, diga-se de passagem – em prol da iniciativa. Se não viu pessoalmente, confira a fachada iluminada do Fórum Ruy Barbosa nas fotografias da editoria de hoje. E você, está nessa causa conosco?!
|