Descrição: cabeçalho Bom Dia TRT. Barra laranja, texto na cor branca e um desenho, em preto e branco, de jornal no canto esquerdo, com um cachorro na capa.

26.7.2024 | ANO 15

Bom dia!

Olimpíadas começando, e nossa atenção se volta ao maior espetáculo esportivo do mundo. Que tudo seja lindo, que o espírito olímpico dê o exemplo e que, acima de tudo, seja um evento saudável e seguro, assim como deve ser o ambiente de trabalho de todos(as) nós. Pois esse é o mote do BD de hoje: trabalho seguro. Mas corra (com cuidado), que seu BD já começou!

PELO TRABALHO SEGURO

Descrição da imagem: gif com o fundo amarelo e aparecem, na parte superior e inferior, em fileiras horizontais e um ao lado do outro, diversos desenhos em preto, como: boneco tropeçando em uma pedra, boneco caindo da escada, boneco escorregando na água, boneco caindo da cadeira, boneco levando um choque, boneco com dor na lombar, entre outros. Ao centro, surge o texto em preto: "DIA NACIONAL DA PREVENÇÃO DE ACIDENTES DO TRABALHO".

Amanhã (27/7), é celebrado o Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho, instituído em 1972, que marca a conquista de melhores condições de saúde e segurança no trabalho. 


Naquele ano, a Portaria 3.236 instituiu o Plano Nacional de Valorização do Trabalhador, e a Portaria 3.237 tornou obrigatórios os serviços de medicina do trabalho e engenharia de segurança do trabalho nas empresas com mais de 100 empregados, além de determinar a atuação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.


Porém, ainda hoje, os números de acidentes são preocupantes. Para se ter uma ideia, em 2023, o nosso TRT recebeu quase 7 mil ações com os temas acidente de trabalho e responsabilidade civil do empregador, o que demonstra a importância de reduzir esses números por meio de práticas que assegurem condições seguras e hígidas no ambiente laboral.


A Justiça do Trabalho mantém, desde 2012, o Programa Trabalho Seguro, desenvolvido por todos os regionais trabalhistas para conscientizar e estimular os cuidados ligados ao tema e fomentar a cultura de prevenção. 


No âmbito deste tribunal, um exemplo de ações nesse sentido são as atas de audiência deste mês, que trazem a frase "Segurança e saúde no Trabalho: a prevenção é sempre o melhor caminho”. Também estão sendo divulgadas notícias jurídicas (nos canais de comunicação do TRT) com esse assunto e também com a referida frase, tudo integrado para tornar mais forte o nosso engajamento nessa importante causa.


Além disso, nessa quinta-feira (25/7), os Cejuscs de 1ª Instância promoveram pautas temáticas com ações ligadas a acidente e doença do trabalho (saiba mais nesta notícia). 


E, nesta sexta-feira (26/7), das 14h às 15h, a Ejud e o Subcomitê de Trabalho Decente e Seguro realizam palestra on-line (com transmissão pelo YouTube) para discutir formas de se proporcionar um ambiente de trabalho equilibrado, saudável e seguro (confira aqui a página do evento). 

PELA RECONSTRUÇÃO DO RS

Descrição da imagem: gif em que surgem, em sequência, as fotos da bandeira do Rio Grande do Sul e da assinatura do acordo entre o TRT-2 e o Ministério Público do Trabalho.

No dia 22/7, o TRT e o MPT assinaram acordo de cooperação que irá destinar verbas para a reconstrução do RS. Pelo ajuste, o MPT indica ações ajuizadas pelo órgão em trâmite aqui no TRT que tenham potencial de conciliação. Após as composições, os recursos serão repassados a instituições daquele estado. Saiba mais.


PELA SAÚDE

Descrição a imagem: foto de vários frascos de vidro da vacina "antígeno do vírus da hepatite A". Eles estão com líquido pela metade e possuem rótulos em verde e branco e tampas roxas.

A sempre querida, parceira e atenta equipe da Seção de Programas de Saúde (da Secretaria de Saúde) nos avisou que o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais é celebrado em 28 de julho (este domingo). 


E não ficou só nisso, não! Como sempre, os(as) colegas compartilharam com a gente um rico material de consulta, para entendermos melhor sobre a doença. Você sabia que a hepatite A, doença que afeta o fígado, é comum em enchentes (como as do Rio Grande do Sul) e pode ser prevenida com vacina?


Além disso, o vírus é transmitido pelo contato com água e alimentos contaminados e pode causar sintomas até 50 dias após infecção. E os casos graves podem gerar insuficiência hepática aguda.


Não existe tratamento específico para hepatite A, mas é importante evitar a automedicação e buscar atendimento médico para tomar os remédios adequados capazes de controlar os sintomas. Alguns fármacos tóxicos para o fígado podem piorar o quadro e devem ser evitados, como paracetamol, nimesulida e diclofenaco.


O material traz também algumas medidas que podem ser adotadas para prevenir a hepatite A, tais como:

  • Lavar as mãos (incluindo após o uso do sanitário, trocar fraldas e antes do preparo de alimentos);

  • Lavar com água tratada, clorada ou fervida os alimentos que são consumidos crus, deixando-os de molho por 30 minutos;

  • Cozinhar bem os alimentos antes de consumi-los, principalmente mariscos, frutos do mar e peixes.

Essas informações e várias outras constam de uma matéria sobre hepatite A publicada no Portal do Butantan. Vale a pena dar uma conferida!

 TRT NA MÍDIA 

Migalhas


Ministro do TST reforma acórdãos e homologa acordos extrajudiciais  

 CLIPPING 

Agência Brasil


Atividades físicas proporcionam mais e melhores dias dos avós


Seis pessoas resgatadas de trabalho escravo em fábrica de cigarros


Apesar da alta dos preços, acesso a dieta saudável cresce no Brasil


Agência Câmara Notícias


Projeto exige avaliação de língua portuguesa em todas as fases de concursos federais


BBC Brasil


Os riscos de passar muito tempo sentado


Consultor Jurídico


Promotor vira réu por chamar advogado de moleque e mandá-lo calar a boca

Folha de S.Paulo (on-line)


'Licença de avosidade': cidade portuguesa libera avós do trabalho para que cuidem dos netos


Maioria dos brasileiros prefere recicláveis, mas só 1/5 já restringiu compras por isso, diz Datafolha


Ser otimista pode ser uma forma de proteção contra o Alzheimer


G1


Golpistas enviam mensagens falsas sobre entregas em nome dos Correios; veja como se proteger


Metrópoles


Juiz federal compra fazendas por R$ 33 milhões e pode perder emprego

Migalhas


Operação prende advogada, servidor do TJ/DF e membro de facção criminosa


TST: Deficiente visual será indenizada por dispensa discriminatória


Os limites da garantia de emprego do diretor de cooperativa


O Globo


Servidores do TCU começam a receber "penduricalho"


STJ


STJ atende INSS e determina manutenção de serviços essenciais durante greve, sob pena de multa


A edição de hoje também homenageia o Dia dos Avós (26/7), data para lembrar essas pessoas tão queridas e respeitadas dentro das famílias. 


Com sua experiência, sabedoria, cuidado, proteção e aquele carinho que lhes é peculiar, nossos vovôs e vovós fazem a nossa vida ser tão única e especial. E depois nos deixam com tanta saudade...


A música que encerra o BD de hoje foi feita pela cantora/compositora Maria Gadú para sua avó (a "Dona Cila"), por quem foi criada junto com a mãe. De maneira sensível e poética, ela relata o amor que sente e os últimos momentos da avó, acometida pelo câncer, e de como lidou com isso. 


Bom fim de semana, e até segunda!

Abre aspas
Maria Gadú - Dona Cila [Áudio Oficial]

De todo o amor que eu tenho
Metade foi tu que me deu
Salvando minh'alma da vida
Sorrindo e fazendo o meu eu
Se queres partir, ir embora
Me olha da onde estiver
Que eu vou te mostrar que eu tô pronta
Me colha madura do pé


Dona Cila

[Na voz de] Maria Gadú

Fecha aspas

O que você achou do BD de hoje?

Adorou ler o BD de hoje?! Clique aqui!

Emocionei!

Achou nosso BD mais ou menos? Clique aqui

Bonito

Se não gostou do BD de hoje, clique aqui.

Quanto tá o jogo?