Descrição: cabeçalho Bom Dia TRT. Barra na cor verde-água e texto na cor branca. Do lado esquerdo, a ilustração de um jonalzinho com um cachorro na capa.

18.11.2025 | ANO 16

Bom dia!


Colaborar, criar, aprimorar. Essas três ações estão sempre relacionadas quando pensamos em inovação. Seu BD hoje te mostra na prática como esses verbos se conjugam aqui no nosso tribunal. Primeiro, te contando sobre uma capacitação muito bacana que rolou por aqui. Depois, relembrando e atualizando as necessárias e inovadoras ferramentas de IA já disponíveis pra facilitar o nosso trabalho. Bora lá?

COLABORAÇÃO E INOVAÇÃO

Descrição: Fotografia que mostra uma identificação, na porta, do Laboratório de Inovação iJusplab. No lado esquerdo vemos uma logo e a porta tem cor azul royal.

Uma semana inteirinha de muito aprendizado, colaboração e ideias inovadoras. Foi assim a Formação de Laboratoristas do TRT-2, que rolou de 10 a 14 de novembro, no iJuspLab, o Laboratório de Inovação do TRF-3, que fica no Fórum Ministro Pedro Lessa.


A capacitação foi pilotada por Gisele Molinari Fessore, diretora da Subsecretaria de Comunicação, Conhecimento e Inovação da Justiça Federal de São Paulo e laboratorista do iJuspLab.

A formação tinha o objetivo de preparar laboratoristas voluntários(as) para atuar em oficinas de inovação.

Ela trouxe, também, ferramentas teóricas e práticas que os(as) participantes vão poder aplicar em suas próprias unidades para a resolução criativa de problemas, disseminando a cultura da inovação aqui no nosso tribunal.

Foi uma abordagem coletiva e colaborativa, baseada no design thinking. Esta metodologia busca gerar soluções inovadoras, apostando na criatividade do ser humano para a resolução de problemas complexos. Ela se ancora na compreensão profunda das necessidades dos usuários, desafiando suposições, redefinindo problemas e explorando diversas possibilidades por meio de um processo colaborativo e experimental.

Marcaram presença por lá integrantes do nosso laboratório de inovação (o Laboratório de Inovação, de Inteligência Artificial e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do TRT da 2ª Região — Liods TRT-2), outros(as) TRTeiros(as) de diversas áreas do nosso tribunal, como Secretaria de Govenança e Gestão Estratégica, Estatística, Setic, Secom e convidados(as) integrantes da Rede Paulista de Laboratórios de Inovação ("Rede Éssipê").

Demais, né? Quem aí também está sentindo que vai sair muita coisa boa desse encontro de mentes inovadoras?!

IA NO TRT

Descrição: Gif animado que mostra duas mãos se tocando. Uma delas é humana, a outra é de um robô.

Embora a gente saiba que a inovação tem muitas frentes, nos dias de hoje, não tem como falar nesse assunto e não pensar logo em inteligência artificial.

Aliás, falando nisso, você conhece todas as ferramentas de IA disponíveis aqui no tribunal? Elas são muitas, e estão sempre se atualizando e expandindo. Bora conferir?

O Apoia (Assistente Pessoal Operada por Inteligência Artificial) é uma solução de IA generativa que auxilia na criação de relatórios e ementas, na revisão de textos jurídicos, na geração de sínteses processuais, na triagem temática, na visualização de acervos e na detecção de litigância predatória e ações repetitivas.


Criado pelo CSJT, o Chat-JT é uma ferramenta similar aos principais produtos de mercado, mas voltado exclusivamente para auxiliar profissionais da Justiça do Trabalho. Com ele, você pode otimizar a consulta de leis e jurisprudência (Sistema Falcão), efetuar consultas inteligentes às diversas bases de dados intenas da instituição, obter assistência na criação de ementas no padrão do CNJ, efetuar a análise de documentos, criar assistentes personalizados para as áreas jurídica e administrativa, entre outras possibilidades. Clique aqui para acessar, com o mesmo login e senha da intranet.

Ah, existe também uma extensão para o navegador Google Chrome que integra o Chat-JT diretamente ao sistema PJe: o Projeto Corisco Chat-JT, elaborado pelo TRT-19. O link para o instalador é este aqui.

Já o Concilia JT, desenvolvido pelo TRT-12, estima o potencial conciliatório dos processos. São avaliados os processos de 1º grau, autuados a partir da data de entrada em vigor da reforma trabalhista.


O Galileu, por sua vez, é um sistema informatizado que utiliza inteligência artificial para apoiar etapas da produção de sentenças, especialmente sumarizações e pesquisas de subsídios. Acesse aqui.

Ele se baseia no Pangea-Gab, outra ferramenta muito útil que auxilia na confecção de sentenças e acórdãos para gabinetes de juízes(as) e desembargadores(as). No seu banco de dados, ela integra os textos do Pangea (precedentes qualificados regionais e nacionais), do Pangea+ (textos analíticos da Secretaria de Recurso de Revista) e os textos padronizados de cada juiz ou desembargador. O sistema também autoriza o compartilhamento do material com outros juízes e gabinetes.


E, por último, mas não menos importante, temos os valiosos recursos de IA no Google Workspace:

  • o Gemini no Gmail, que permite a interação com um auxiliar de IA dentro do seu e-mail corporativo GMail;

  • o aplicativo Gemini;

  • e o Notebook LM.

Bastante coisa, né?! E você pode encontrar todas essas ferramentas reunidas, com guias e/ou explicações de tudo o que elas podem fazer pra otimizar o seu trabalho neste link.

Vale muito a pena passar de vez em quando por lá pra estar sempre bem-informado(a) sobre as novidades. E, mais ainda, aproveitar ao máximo todos esses recursos e inovações que nos ajudam tanto no dia a dia! 


 TRT NA MÍDIA 


Sem menções no período


 CLIPPING 

Consultor Jurídico


TRT-15 nega recurso de mulher atingida por grampeador atirado por colega


TST mantém indenização a eletricista queimado em estação de energia do metrô do DF



G1


Frentistas de legging e cropped: especialista alerta para riscos de trabalhar em posto de combustíveis com roupas inadequadas

Jota

Relatório sobre trabalhos plataformizados deve ter remuneração mínima por corridas


Migalhas

Advogada vítima de assédio moral receberá R$ 111 mil de indenização



Migalhas (cont.)

Trabalho por aplicativo deverá exigir mudanças na Previdência

Trabalho por aplicativo volta à pauta; especialista defende modelo modeno



TST

Mantida indenização à mãe de trabalhador rural morto em explosão de fogos de artifício



A necessidade é a mãe da inovação.


Platão

O que você achou do BD de hoje?

Adorou ler o BD de hoje?! Clique aqui!

Inovou e arrasou! 

Achou nosso BD mais ou menos? Clique aqui

Poderia inovar mais 

Se não gostou do BD de hoje, clique aqui.

Nada de novo