Descrição: Barra retangular com a cor rosa médio. No centro, lemos: "Bom Dia TRT", com fonte branca. Do lado esquerdo, vemos a ilustração de um jornal que tem um cachorrinho na ponta. E, do lado direito, o laço rosa, símbolo do Outubro Rosa.

20.10.2025 | ANO 16

Bom dia!


Já estamos na segunda quinzena de outubro (!), e o BD de hoje traz dois lembretes muito importantes para nossa saúde física, mental e intelectual. O primeiro é relativo a um grande evento que acontece no Fórum Ruy Barbosa no início de novembro, e que terá a presença de ministros do TST, magistrados e vários especialistas em Direito Processual do Trabalho. O segundo envolve uma questão de saúde ligada ao movimento Outubro Rosa, com informações muito úteis. Vamos juntos(as)?

"SAVE THE DATE"

Descrição da imagem: gif com o fundo verde e, ao centro, surge o texto em azul: "V JORNADAS BRASILEIRAS DE DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO".

O nosso tribunal orgulhosamente sediará, nos próximos dias 6 e 7/11 (quinta e sexta), a 5ª edição das Jornadas Brasileiras de Direito Processual do Trabalho, evento que reúne ministros(as), magistrados(as), advogados(as) e especialistas para debater os principais temas e desafios ligados à legislação trabalhista. 


Na edição deste ano, o tema principal são os 10 anos do Novo Código de Processo Civil e sua relação com o processo do trabalho. 


O evento, aberto aos públicos interno e externo, será exclusivamente presencial e acontecerá no auditório Juiz Amauri Mascaro Nascimento (1º subsolo do Fórum Ruy Barbosa). 


No dia 6/11 (quinta-feira), a atividade será no período das 9h às 13h e das 14h às 18h.


Já no dia 7/11 (sexta-feira), das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30. A duração total é de 14 horas-aula. 


A abertura contará com a presença dos ministros do TST Luiz Philippe Vieira de Mello (presidente) e Alexandre Agra Belmonte (presidente da Academia Brasileira de Direito do Trabalho); dos desembargadores do TRT-2 Valdir Florindo (presidente) e Bianca Bastos (diretora da Ejud-2); e dos advogados Cassio Scarpinella Bueno (presidente do IBDP — Instituto Brasileiro de Direito Processual) e Bruno Freire e Silva (coordenador do IBDP).  


Para se inscrever, é só preencher este formulário.


Confira a programação completa, a relação dos palestrantes e outras informações. 


Já reserve a data em sua agenda e prestigie esse grande evento!

PREVENÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO

Descrição da imagem: gif com o fundo rosa e branco. Do lado direito, aparecem duas mãos sobrepostas e, na palma de uma delas, há uma fita rosa. Do lado esquerdo, Em rosa, surge o texto: " Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama".

Ontem (19/10) foi o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama, data dedicada à conscientização sobre a doença, à prevenção e ao diagnóstico precoce, sendo o presente mês também conhecido como Outubro Rosa por isso. No Brasil, existe ainda o Dia Nacional de Luta contra o Câncer de Mama, celebrado em 27 de novembro. 


Nesse contexto, a Secretaria de Saúde (parceira fiel deste jornal) compartilhou uma matéria do Ministério da Saúde que traz importantes informações sobre o tema, como sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção. 


Você sabia que o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma? Pois é, o câncer de mama responde, atualmente, por cerca de 28% dos casos novos de câncer em mulheres. 


Relativamente raro antes dos 35 anos, acima dessa idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Existem vários tipos de câncer de mama, sendo que alguns evoluem de forma rápida e outros, não. A maioria dos casos tem bom prognóstico.


Em relação aos sintomas, o mais comum é o aparecimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular, mas há tumores que são de consistência branda, globosos e bem definidos.


Outros sinais de câncer de mama são: edema cutâneo (na pele), semelhante à casca de laranja; retração cutânea; dor; inversão do mamilo; hiperemia (alteração na circulação sanguínea); descamação ou ulceração do mamilo; secreção papilar, especialmente quando é unilateral e espontânea.


A postura atenta das mulheres em relação à saúde das mamas, que significa conhecer o que é normal em seu corpo e quais as alterações consideradas suspeitas de câncer de mama, é fundamental para a detecção precoce dessa doença.


Em relação ao diagnóstico, um nódulo ou outro sintoma suspeito nas mamas deve ser investigado para confirmar se é ou não câncer de mama. Para a investigação, além do exame clínico das mamas, exames de imagem podem ser recomendados, como mamografia, ultrassonografia ou ressonância magnética.


A confirmação diagnóstica só é feita, porém, por meio da biópsia, técnica que consiste na retirada de um fragmento do nódulo ou da lesão suspeita por meio de punções (extração por agulha) ou de uma pequena cirurgia. 


Para o tratamento, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece todos os tipos de cirurgia, como mastectomias, cirurgias conservadoras e reconstrução mamária, além de radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e tratamento com anticorpos.


A prevenção do câncer de mama não é totalmente possível em função da multiplicidade de fatores relacionados ao surgimento da doença e ao fato de vários deles não serem modificáveis. De modo geral, a prevenção baseia-se no controle dos fatores de risco e no estímulo aos fatores protetores, especificamente aqueles considerados modificáveis.


Estima-se que, por meio da alimentação, nutrição e atividade física, é possível reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver câncer de mama.


Para conferir a íntegra da matéria, clique aqui.



 TRT NA MÍDIA 

Consultor Jurídico


TST valida indenização a porteiros dispensados por instalação de portarias virtuais


Correio (Bahia)


TST aprova indenização para porteiros substituídos por portarias virtuais; veja quantidade de salários

 

Migalhas


Carrefour pagará R$ 50 mil por fornecer refeição com larvas a funcionários

 CLIPPING 

CNN Brasil

"Tão bonita que nem parece ela": TRT mantém demissão de pintor por ofensa


Consultor Jurídico


Por questão de saúde, TRT-15 autoriza prosseguimento de ação sobre pejotização

Consultor Jurídico (cont.)

Supermercado deve indenizar operadora de caixa agredida por cliente


Migalhas


TST confirma justiça gratuita apesar de salário anterior de R$ 17 mil

TST

Servente que limpava banheiros de universidade tem direito a insalubridade em grau máximo


Justiça do Trabalho vai julgar caso de acidente grave com criança que trabalhava em feira livre

Abre aspas

A própria vida é uma prova de corridas, com um início e um fim. É o que aprendemos durante a corrida, e como aplicamos esse conhecimento, que determina se a nossa participação teve algum contributo de valor.


Ferdinand Porshe

Fecha aspas

O que você achou do BD de hoje?

Adorou ler o BD de hoje?! Clique aqui!

Prevenção é tudo!

Achou nosso BD mais ou menos? Clique aqui

Vale a nossa atenção

Se não gostou do BD de hoje, clique aqui.

Foi uma jornada épica ler até o final...