Descrição: Barra retangular com a cor bege. No centro, lemos: Bom Dia TRT com fonte branca. Do lado esquerdo, vemos a ilustração de um jornal com um cachorrinho na ponta à esquerda.

7.11.2025 | ANO 16

Bom dia!


Comprar a carne do churras, arrumar a mala das crianças, colocar as pendências do trabalho em dia. Sua lista de atividades pra se preparar para o fim de semana já está pronta? Enquanto você checa os últimos detalhes, seu BD hoje também fala de check-up. Mais especificamente, daquele tipo que não pode passar batido de jeito nenhum. Começamos com uma forma bem prática de você não deixar seus exames e consultas de rotina pra trás. E fechamos, relembrando a importância dos exames médicos periódicos. Vamos nessa?!

PRA MARCAR

Descrição: Fotografia que mostra um cenário de consulta médica. A dra. atende uma pessoa (que tem cabelos longos e está de costas) e prescreve algo no papel. Ela tem uma expressão feliz e sorri. O consultório é iluminado, tem janelas grandes e cortina de persiana. A mesa onde a médica se encontra tem um notebook e porta-lápis. No canto esquerdo, aparece um vaso de planta.

Você é daquelas pessoas que vai sendo engolida pela correria, e, quando se dá conta, o ano já está quase no fim, e nada de marcar seus tão necessários exames e consultas de rotina? Então, temos duas boas notícias: a primeira é que, apesar de estar voando, o ano ainda não acabou. Ou seja, ainda dá tempo!


E a segunda é que você pode se ausentar do trabalho uma vez por ano, sem necessidade de compensação, pra cuidar da sua saúde. Sabia disso? A concessão foi regulamentada pelo Ato GP Nº 39, de 14 de julho de 2025.

Essa dispensa é válida para exames laboratoriais e consultas, médicas e/ou odontológicas. E fazer jus a esse direito é bem simples! Primeiro, você faz um requerimento, solicitando à sua chefia imediata o afastamento e informando a data da consulta ou exame. Ah, em respeito à sua privacidade, não há necessidade de especificar o(s) procedimento(s), tá?

Depois, é só juntar esta solicitação, com a ciência da chefia, ao comprovante de comparecimento à consulta ou exame, e cadastrar tudo no Sistema Integrado de Gestão em Saúde (Sigs), no prazo de cinco dias corridos após a sua ausência.

E pronto: em alguns dias, seu afastamento vai ser publicado como licença para tratamento da própria saúde. A medida se estende a servidores(as), magistrados(as) e estagiários(as).

Além disso, os(as) gestores(as) precisam fiscalizar se as empresas contratadas asseguram aos(às) trabalhadores(as) terceirizados(as) o mesmo direito, combinado?Agora, só depende de você! Bora agendar aquele check-up e cuidar do seu bem mais precioso?!

CUIDADO PERIÓDICO

Descrição: Arte na qual vemos a ilustração de um tablet gigante, onde aparece uma ficha médica no centro, em destaque. À direita e à esquerda, respectivamente, aparecem uma médica e um paciente. Por trás do aparelho eletrônico gigante, vemos plantas com folhas enormes.

Outra forma de estar sempre em dia com a sua saúde é realizar os exames médicos periódicos. Na verdade, essas duas ações não são excludentes. Pelo contrário, elas se complementam.

O exame periódico anual é diferente das consultas de rotina. Ele tem o intuito de detectar precocemente possíveis agravos à saúde, principalmente, aqueles que dizem respeito aos riscos ocupacionais, mas não só eles.

Isso significa que, além de ter um acompanhamento individualizado em questões como sedentarismo, tabagismo, hipertensão, acuidade visual, entre outras, você vai contar também com uma atenção específica aos aspectos que envolvem saúde e trabalho.

Um cuidado que é, ao mesmo tempo, individual e coletivo, já que as informações obtidas podem embasar a determinação de ações de promoção de saúde como um todo aqui no tribunal, além de contribuirem pra corrigir dificuldades passíveis de solução no ambiente de trabalho.


Ah, e pra quem atua em regime de teletrabalho, integral ou parcial, é obrigatório realizar o exame uma vez por ano, ok?

É que a ausência de acompanhamento presencial pode contribuir para o aparecimento ou agravamento de problemas de saúde, especialmente aqueles relacionados ao trabalho ou a doenças ocupacionais.


Mas, claro, por tudo o que já falamos aqui, é mais do que recomendável que todo mundo faça, independentemente da modalidade de trabalho adotada. Então, que tal dar uma olhada no seu e-mail corporativo pra ver quando foi o seu último exame, e se você já recebeu um novo convite?


E, se for esse o seu caso, partiu preencher as informações solicitadas e agendar seu exame em um dos ambulatórios do FRB ou do Ed. Sede?

Descrição: Arte na qual vemos em destaque, no lado esquerdo, uma fotografia do desembargador-presidente do Tribunal, Valdir Florindo. No lado direito, lemos: "Audiência Pública" e a logo do STF. Na parte inferior, tem: Outubro/2025 - Agenda TRT2.

PRA RELEMBRAR

Quer checar o que foi destaque no tribunal em outubro? Só se for agora! Criação da galeria dos vice-presidentes e dos corregedores do TRT, posse de magistrados(as), inauguração do novo Fórum de Itapecerica da Serra e mais! Confira o vídeo do Agenda TRT2!

 TRT NA MÍDIA 


Consultor Jurídico

Corinthians deve pagar cláusula compensatória desportiva por não recolher FGTS


Folha de S.Paulo

Colégios de SP terão que pagar professores por prova adaptada a alunos com deficiência



 CLIPPING 

Consultor Jurídico

Grávida que era forçada a carregar peso tem direito a rescisão indireta

Trabalhador com doença comprovada após desligamento deve ser indenizado



Jota

TST: empregador só pode exigir certidão de antecedentes criminais excepcionalmente


MPT registra 602 denúncias sobre exposição ao calor em 2025


Migalhas


STJ: Cabe à Justiça do Trabalho julgar invasão de imóvel penhorado em execução

TST


TST homologa acordo que beneficia 485 trabalhadores da GM em São José dos Campos


Abre aspas

Uma atitude saudável é contagiosa, mas não espere para pegá-la dos outros. Seja um portador.


Tom Stoppard

Fecha aspas

O que você achou do BD de hoje?

Adorou ler o BD de hoje?! Clique aqui!

Valeu muito a pena checar!

Achou nosso BD mais ou menos? Clique aqui

Achei útil, mas faltou checar a questão da criatividade

Se não gostou do BD de hoje, clique aqui.

A que ponto "checamos"!